Oi, aqui é a Carol, idealizadora do Ateliê Carolina Becher e estou muito feliz que você tenha se interessado em saber mais sobre o meu trabalho.
Primeiramente, quero te contar como eu entrei neste mundo do artesanato e da cartonagem.
Esta sou eu, separando pedidos da loja online aqui no Ateliê!
Meu primeiro contato com a cartonagem foi a uns 5 anos atrás, por causa de uma necessidade pessoal.
Isso mesmo! Eu precisava de uma bolsa de mão para uma festa e não conseguia encontrar o modelo que eu desejava em lugar algum.
Resolvi então fazer a minha própria bolsa! Pesquisando na internet, descobri a cartonagem e me apaixonei por esta técnica incrível.
Não demorou muito para eu começar a criar outras peças em cartonagem, as quais vendia para amigos próximos e familiares.
A bolsa que deu origem à minha grande paixão.
Em meados de 2015, senti que aquilo que, no início, era apenas um hobby começou a se transformar em um negócio rentável.
E eu, que sou formada em Recursos Humanos e, na época, trabalhava nessa área, decidi seguir minha paixão e empreender no ramo artesanal.
Comecei então a participar de feiras de artesanato na minha cidade (Canela/RS), para divulgar meus produtos e criações de modo mais profissional.
Nestas feiras, vendia bastante para turistas, assim como para os moradores locais. Tais participações permitiram que, além das vendas, eu conseguisse trazer mais visibilidade para minha marca e isso gerava um ótimo retorno de vendas pós-feiras. E foi assim que comecei a crescer no mercado de cartonagem.
Algumas feiras que participei
Nos anos de 2017 e 2018, pelo fato de ter essas experiências em feiras, aceitei o convite de uma amiga para trabalhar em um estande de bordado no Festival Internacional de Quilt e Patchwork em Gramado. Também participei da Feira Artesanal Porto Alegre. Nestas oportunidades, os eventos tiveram como foco o público artesão, e algo que pude observar é que não havia nenhum estande/expositor que vendesse materiais específicos para cartonagem.
Enxerguei aí uma grande oportunidade e tive a ideia de começar a comercializar os kits de cartonagem que eu já mandava produzir aqui para o ateliê e que, para mim, agilizavam muito o processo de produção. Eu acreditava que esses kits também poderiam ajudar outras artesãs que buscavam mais praticidade e rapidez na fabricação das suas peças.
Desde o início da minha carreira como artesã e empreendedora criativa, sempre procurei transformar a montagem das peças de cartonagem em um processo que fosse o mais prático possível, com o objetivo de reduzir o tempo de produção e assim conseguir escalar o meu negócio para aumentar minha renda. Uma das ideias que tornou tudo isso possível foi o desenvolvimento de kits com a técnica de corte e vinco.
Em 2019, decidi então participar como expositora destas duas feiras: Feira de Quilt e Patchwork de Gramado e a Feira Artesanal de Porto Alegre.
Dividi o estande com outra amiga que já participava destas feiras há alguns anos. Levei os kits e a aceitação deste produto foi tão bacana, várias artesãs que já trabalhavam com cartonagem acharam essa técnica bem diferente e eu me senti realmente motivada a continuar pensando em formas de melhorar cada dia mais o nosso trabalho: o meu e o seu. Essa novidade tem permitido que várias artesãs possam agilizar mais ainda o tempo da montagem das peças. Confira a seguir alguns depoimentos de clientes que já compraram estes kits.
(Se você já trabalha com cartonagem e tem interesse de tornar seu processo produtivo mais ágil e prático, conheça nossos kits clicando AQUI.)
Eu acredito que precisamos sim tornar nossos negócios sustentáveis financeiramente, pra continuar vivendo dessa grande paixão que é o artesanato e a cartonagem.
Mas, precisamos também, transmitir todo esse amor e carinho para a pessoa que irá comprar nossos produtos, através de um trabalho bem feito e super no capricho, concorda?!
E este equilíbrio entre QUALIDADE e NEGÓCIO SUSTENTÁVEL é uma prática que eu, particularmente, busco adotar até hoje.
Tanto nos projetos e encomendas que desenvolvo, quanto nas aulas presenciais e onlines que ministro.
(Quer conhecer mais sobre as Aulas Onlines de Cartonagem? Então clique AQUI.)
Atualmente, continuo desenvolvendo novas peças e aperfeiçoando os projetos de cartonagem. Mas vale lembrar que eu também compartilho, através das minhas redes sociais, todo esse trabalho, dicas e novidades com milhares de outras apaixonadas pelo universo da cartonagem.
E não importa se você é iniciante ou se você já tem experiência e trabalha com esta técnica. Independente do seu conhecimento, gostaria de te convidar para se juntar à nossa comunidade de cartoneiras e desfrutar do conteúdo gratuito que compartilho diariamente.
(Para ter acesso ao conteúdo GRATUITO diário sobre cartonagem, me siga no INSTAGRAM, no TELEGRAM e no YOUTUBE).
Grande abraço, Carol Becher.